8 dicas para gravar o que le

Apesar da televisão, dos telefones celulares e do Twitter, a leitura tradicional ainda é uma habilidade importante. Quer se trate de livros escolares, revistas ou livros, as pessoas ainda leem, embora não tanto como costumavam fazer. Uma razão que muitas pessoas não leem muito é que não leem bem. Para eles, é um trabalho lento, duro e eles não se lembram tanto quanto deveriam. Os alunos, por exemplo, podem ter lido algo várias vezes antes de entenderem e se lembrarem do que leram.

Por quê? Você pensaria que as escolas ensinam as crianças a ler bem. Tente imaginar as escolas. Eu trabalho com professores do ensino médio e eles me dizem que muitos alunos estão 2-3 anos atrás do nível da classe em proficiência de leitura. Sem dúvida, a televisão, os telefones celulares e a Web são os principais contribuintes para este problema, que aparentemente vai piorar se não enfatizar e melhorar a instrução de leitura.

Algumas das culpas podem ser colocadas sobre as modas no ensino de leitura, como fonética e “linguagem inteira”, que às vezes são promovidos por fanáticos que não respeitam a necessidade de ambas as abordagens. Grande parte da culpa por pobres habilidades de leitura pode ser colocada aos pés dos pais que não leem e dão esse mal exemplo aos filhos, e claro, sobre os jovens que são preguiçosos para aprender a ler bem.

Para todos aqueles que perderam boas habilidades de leitura, não é tarde demais. Resumindo abaixo o que eu acho que é preciso ler com boa velocidade e compreensão.

  1. Leia com um propósito.
  2. Superficialmente primeiro.
  3. Faça a leitura mecânica direito.
  4. Seja criterioso em destacar e tomar nota.
  5. Pense em imagens.
  6. Ensaiar como você vai longitudinalmente.
  7. Fique dentro de sua capacidade de atenção e trabalhe para aumentar essa extensão.
  8. Ensaiar novamente em breve.

Como qualquer outra coisa a leitura é uma aprendizado e deve ser desenvolvido. Quanto mais você lê da maneira correta, mais você consegue desenvolver essa habilidade. Por esse motivo é importante sempre estar lendo, pois além das informações ou diversão proveniente da leitura, você mantém o cérebro trabalhando.