7 dicas para ler mais rápido

Se você lê uma postagem no blog, arquivos para o trabalho, ou viaja através de um livro, você provavelmente faz algum tipo de leitura a cada dia. Mas ler e entender passagens densas de texto pode ser demorado, mentalmente cansativo e duro para seus olhos. Se você quiser ler mais rápido, mantendo a compreensão de leitura, confira essas sete dicas.

man scrolling old book pages at the table fast

1. VISUALIZAR O TEXTO.
Visualizar o trailer de um filme antes de assistir ao filme dá-lhe contexto e permite saber o que esperar. Da mesma forma, visualizar um texto antes de lê-lo prepara você para rapidamente obter uma compreensão do que você está prestes a ler. Para visualizar um texto, digitalize-o do início ao fim, prestando especial atenção aos cabeçalhos, subtítulos, tudo em negrito ou fonte grande e pontos. Para obter uma compreensão de imagem grande, LEIA os parágrafos introdutória e conclusiva. Tente identificar frases de transição, examine quaisquer imagens ou gráficos e descubra como o autor estruturou o texto.

2. PLANIFIQUE SEU ATAQUE.
Estrategicamente se aproximar de um texto fará uma grande diferença na forma como você pode digerir o material. Primeiro, pense sobre seus objetivos. O que você quer aprender lendo o material? Anote algumas perguntas que você quer ser capaz de responder até o final. Em seguida, determine o objetivo do autor ao escrever o material, com base em sua visualização. O objetivo do autor, por exemplo, pode ser descrever toda a história da Roma Antiga, enquanto seu objetivo é simplesmente responder a uma pergunta sobre o papel das mulheres romanas na política. Se o seu objetivo é mais limitado no âmbito do que o autor, planejar apenas para encontrar e ler as seções pertinentes.

Da mesma forma, variar o seu plano de ataque com base no tipo de material que você está prestes a ler. Se você está indo ler um texto legal ou científico denso, você deve planejar provavelmente ler determinadas passagens mais lentamente e com cuidado do que você leria uma novela ou uma revista.

3. FIQUE MENTE.
Ler rapidamente com boa compreensão requer foco e concentração. Minimize o ruído externo, distrações e interrupções, e esteja atento quando seus pensamentos vagarem enquanto lê. Se você notar que você está fantasiando sobre sua próxima refeição em vez de se concentrar no texto, gentilmente trazer sua mente de volta para o material. Muitos leitores lêem algumas frases passivamente, sem foco, depois passam o tempo voltando e lendo novamente para ter certeza de que as entendem. De acordo com o autor Tim Ferriss, este hábito, chamado de regressão, vai diminuir significativamente você e torná-lo mais difícil de obter uma visão de imagem grande do texto. Se você cuidadosamente e atentamente abordar um texto, você vai perceber rapidamente se você não está entendendo uma seção, economizando tempo no longo prazo.

4. NÃO LEIA TODAS AS PALAVRAS …
Para aumentar sua velocidade de leitura, preste atenção aos seus olhos. A maioria das pessoas pode digitalizar em pedaços de 1,5 polegadas, que, dependendo do tamanho da fonte e tipo de texto, geralmente compreendem três a cinco palavras cada. Em vez de ler cada palavra individualmente, mova seus olhos em um movimento de varredura, saltando de um pedaço (de três a cinco palavras) para o próximo pedaço de palavras. Aproveite sua visão periférica para acelerar em torno do início e final de cada linha, concentrando-se em blocos de palavras ao invés da primeira e última palavras.

Apontar o seu dedo ou uma caneta em cada pedaço de palavras irá ajudá-lo a aprender a mover os olhos rapidamente sobre o texto. E isso vai encorajá-lo a não vocalizar como você lê. Vocalização, ou silenciosamente pronunciando cada palavra em sua cabeça como você lê, vai atrasá-lo e distraí-lo do ponto principal do autor.

5. … E NÃO LER CADA SECÇÃO.
De acordo com o Dartmouth College Academic Skills Center, é um mito antiquado que os alunos devem ler cada seção de um livro ou artigo. A menos que você esteja lendo algo extremamente importante, pule as seções que não são relevantes para o seu propósito. A leitura seletiva tornará possível para você digerir os pontos principais de muitos textos, ao invés de apenas ter tempo para ler completamente um casal.

6. ESCREVA UM RESUMO.
Seu trabalho não deve terminar quando você lê a última palavra na página. Depois de terminar de ler, escreva algumas frases para resumir o que você leu e responda a todas as perguntas que teve antes de começar a ler. Você aprendeu o que você estava esperando para aprender? Ao passar alguns minutos depois de ler para pensar, sintetizar as informações e escrever o que você aprendeu, você vai solidificar o material em sua mente e ter melhor lembrar mais tarde. Se você é um aprendiz mais visual ou verbal, desenhe um resumo do mapa mental ou diga a alguém o que você aprendeu.

7. PRATIQUE LEITURAS CRONOMETRADAS.
Aproximar um texto estrategicamente, ler ativamente e resumir efetivamente requer prática. Se você quiser melhorar sua velocidade de leitura, use um timer para testar quantas palavras (ou páginas) por minuto você pode ler. Como você é capaz de ler mais rápido e mais rápido, verifique com você mesmo para se certificar de que você está feliz com o seu nível de compreensão.